Objetivo geral: Criar um Plano de Marketing que inclua game epelúcias colecionáveis.
Objetivo especifico: Vender 300 mil pelúcias.
Custo total: 200 milhões de dólaresPraça: Região sudeste, sul e nordeste (Bahia, Ceará) e Centro-Oeste (DF)
Publico Alvo: Todas a idades (game) 07-17 (pelúcias)
Teaser: “Jogue contra todos, seja o melhor!”
- Teaser que será veiculado nos principais canais de vídeo da internet, como anuncio pago, dentro de videos relacionados a conteúdo de tecnologia e entretenimento.
Com o mote de que o game é para todos os gêneros e idades, o vídeo trará jovens competindo uns com os outros quando de forma inesperada são vencidos por um senhor da "melhor idade" reforçando a ideia de que o game é voltado para todos.
Slogan: “Party Magic OnLine: o melhor jogo de todos os tempos!"
Outdoor:
Banner:
Game: Party Magic Online (P.M.O)
- Jogo de estratégia baseada em turnos, onde os jogadores são divididos em duas equipes e se enfrentam até o time adversário ficar sem nenhum competidor.
- Plataforma(s): Ios, Android e Windows Phone
Para desenvolvimento do gameem questão escolhemos as plataformas moveis presentes nos “smartphones” mais populares do mercado. Por apresentar um menor custo de desenvolvimento se comparado a outras plataformas atuais (Xbox 360, Playstation 3, Nintendo Wii-U, PsVita, Nintendo 3DS e PC) e também por ter registrado uma crescimento vertiginoso no país nesse ultimo ano (crescimento de 78% em 2012 comparado ao ano anterior) totalizando 16 milhões de celulares inteligentes vendidos, contra 9 milhões em 2011
Escolhendo essa linha “enxuta” para desenvolvimento do game, teremos mais recursos para investir na estratégia de marketing adequada para alcançar os objetivos propostos.
Elementos importantes:
- Se tratando de um “mobile game” P.M.O não terá um preço alto para o consumidor final, ficando estabelecido o valor final de US$ 0,99(Noventa e nove centavos de dólar).
- O que será entregue ao consumidor final será na verdade cerca de 50% do total desenvolvido do game até agora. Pois a partir disso poderemos sempre atualizar e lançar os chamados DLCS (Downloadablecontent/Conteúdo para download). Fazendo isso podemos incluir novas fases, personagens, objetos e desafios, sempre cobrando um valor adicional para aquele jogador que quiser adquirir tais itens para o seu jogo,gerando assim maior valor agregado a marca.
- O E-Commerce será peça fundamental do game, uma vez que utilizaremos as transações “in-game” para a compra de conteúdo adicional e do próprio jogo. Toda sua comercialização se dará nesse ambiente, eliminando a mídia física.
- Em nível de publicidade a inserção de anúncios nos principais veículos de mídia online do ramo (Uol Jogos, Tech Tudo, Game Vicio, Kotaku entre outros)
- A criação de spots com forte tendência viral para canais de distribuição de vídeos online (Youtube, Vimeo e Videolog). Mostrando desde a jogabilidade dando ênfase ao recurso de personalização via compra de conteúdo adicional.
- Criação de pelúcias colecionáveis baseadas no P.M.O, contando com um grande diferencial:
Elas virão com códigos promocionais que darão pontos que correspondem a valores para o jogador trocar por qualquer item da nossa loja virtual.(esse tópico é muito importante para o nosso negocio e será explicado mais adiante).
Vantagens competitivas/Riscos e fracassos:
- Teremos como grande diferencial a venda de pelúcias colecionáveis por meio de licenciamento, sendo que cada pelúcia vendida virá com um ticket para compra de itens em nossa loja virtual, localizada dentro do game. Com isso teremos a venda cruzada(cross-selling) que é a venda de múltiplos produtos ou serviços a um mesmo cliente. Pretendemos assim gerar um circulo virtuoso (ou vicioso?!?), onde o cliente percebe que o preço praticado na pelúcia em comparação ao preço praticado no item em nossa loja virtual é o mesmo (ou seja, caso ele queira comprar um item em nossa loja, o preço cobrado seria o mesmo se ele comprasse uma pelúcia, e utilizasse o ticket que acompanha a mesma para resgatar seus valores). Ficando direcionado para a compra do produto com maior valor agregado, no caso a pelúcia (produto + serviço).
Ficando assim com duas receitas distintas: licenciamento de marca e venda de tickets para uso em nossa loja virtual localizada dentro do game.
Partindo dessa dinâmica pretendemos ter 300 mil jogadores ativos x 300 mil pelúcias vendidas.
Temos como risco o cenário extremamente competitivo no mercado de mobile games, com o surgimento de diversas start-ups e consequentemente games com potencial competitivo muito grande como:
-Angry Birds
-Song Pop
-Fruit Ninja
Consideração importante:
- Receita mundial com projeção 11.4 bilhões de dólares para o ano de 2014 (http://www.gamestorming.com.br/wp-content/uploads/2012/12/mixpanel-mobile-money-infographic-740px1.png)
Riscos:
A área de marketing talvez seja aquela onde assumimos os maiores riscos, uma vez que está passa a ser uma posição estratégica muito importante dentro das empresas nos dias atuais. Elaborar, planejar e executar. Tudo isso possui um peso muito maior, num momento, onde os produtos em muito se assemelham e o grande diferencial está em como gerir estrategicamente os anseios do consumidor com aquilo que as empresas tem a oferecer.
ELABORADO POR:
LEON ASTE